terça-feira, 23 de novembro de 2010

Altos Papos *U*

“Quero perder a virgindade, mas tenho vergonha do meu corpo”


“Quero muito perder a virgindade com o rapaz que eu gosto, mas tenho muita vergonha do meu corpo por ter pouco seio. Isso é normal?”
Camila, 15

Camila, o tamanho dos seios depende de fatores hormonais, genéticos e ambientais. Existe uma grande variabilidade no tamanho dos seios, ou seja, é normal que haja pessoas com seios de tamanhos diferentes, e todas são normais. A dificuldade em se aceitar do jeito que a gente é pode provocar reações de vergonha como as que você comenta, e são muito comuns nesta fase de descobertas pela qual você está passando. Fique tranquila, com o tempo você vai perceber que ficar de bem com sua sexualidade não tem nada a ver com estar dentro dos padrões de beleza!

 
“Tenho um corrimento meio amarelo, mas ainda sou virgem. Posso ter alguma doença?”
Lainara, 14

Lainara, infecções vaginais podem ocorrer mesmo em quem nunca teve atividade sexual. Consulte seu médico para ajudar a esclarecer o que está incomodando.

“Dá para uma pessoa perceber se você já perdeu a virgindade?”
Natalia, 14

Não existem sinais físicos exteriores que indiquem quem já teve atividade sexual e quem não teve, Natalia. Na verdade, o medo de que as pessoas descubram faz com que a menina mude seu comportamento e passe a "dar bandeira" de que alguma coisa diferente aconteceu, mas se a garota estiver tranquila, não tem como saber sem um exame ginecológico. 

Edição: Julia Dantas
Consultoria: Théo Lerner, sexólogo

Um comentário:

  1. Eu e meu namorado nunca fizemos nada , nada mesmo e ele já tocou e tudo mais , Será que perdi minha virgindade ? EStou com medo ...

    ResponderExcluir